Emprego dos Pronomes | Concurseiro Alerta

emprego-dos-pronomes

Olá meus amigos!

Hoje nosso artigo é uma dica especial para você que é concurseiro, iremos abordar como fazer uso dos pronomes, basicamente como os pronomes são empregados. Dica essencial para quem presta ou pretende prestar Concursos Públicos.

Vou abordar abaixo alguns tópicos bem interessantes.

O QUE SÃO PRONOMES?

o-que-sao-pronomesEm uma definição simples, pronome é a classe de palavras que substitui o substantivo (nome). Tem a finalidade de indicar a pessoa do discurso ou situar no tempo e espaço, sem utilizar o seu nome.

 

 

 

EMPREGO DOS PRONOMES DEMOSTRATIVOS

O emprego dos pronomes demonstrativos se dá quando necessitamos indicar algo no espaço, no tempo ou no contexto, por hoje vou citar os mencionados logo abaixo.

  • ESSE, ESSA, ISSO;
  • ESTE, ESTA, ISTO;
  • AQUELE, AQUELA, AQUILO.

 

 Parecidos não é mesmo? Porém cada qual deve ser usado em seus momentos, cada um tem sua função, não podemos simplesmente achar que é cabível tal pronome e pronto, você não vai fazer feio no dia da prova, pelo menos não no que depender de mim.

Hoje eu pretendo que você saia daqui entendendo perfeitamente onde cada um cabe?

Então vamos lá!

 

EMPREGO DOS PRONOMES DEMONSTRATIVOS: ESTE(S) / ESTA(S) / ISTO

Indicam que o ser está próximo da pessoa que fala.

Ex: “Esta caneta que está em minha mão não escreve”.

 

Você pode gostar de ler:

 

USO DOS PRONOMES: ESSE(S) / ESSA(S) / ISSO

Indicam o ser que está próximo da pessoa com quem falamos.

Ex: “Esse lápis com que escreves pertence a mim”.

 

Resumindo ….

Isto, Este ou Esta indicam uma ideia que ainda não foi expressa. No exemplo acima diz o seguinte “está caneta…”, é fato que a ideia está sendo mencionada após o uso do pronome, por isso usa-se o pronome ESTÁ. Entendido?

E Esse, Essa ou Isso indicam uma ideia que já foi expressa. No exemplo acima que diz o seguinte – “Esse lápis…” é fato e entende-se que a ideia já foi expressada, o lápis que você escreve, já observei, já tive a ideia antes, por isso do uso do pronome Esse. Ok?

 

USO DOS PRONOMES: AQUELE(S) / AQUELA(S) / AQUILO

Indicam o ser que estiver longe de ambas as pessoas.

Ex: “Aquela foto que vemos na parede está manchada”.

 

Essa é fácil de entender… Não é mesmo?

Eu sei que a primeiro momento, é meio difícil, mas tende associar os exemplos a algo de seu dia a dia, treine muito e quando você perceber estará craque.

 

QUER APRENDER MAIS SOBRE PORTUGUÊS?

photoSe você esta em busca de ainda mais conhecimentos em português, seja para concursos, uso no trabalho, vestibulares, enem, ou para qualquer finalidade. Irei lhe indicar um ótimo curso que fiz e recomendo de Português.

Curso feito pela estratégia concursos, uma das maiores e mais conceituadas empresas do ramo. Confira é um curso com ótimo custo beneficio.

>> CURSO DE PORTUGUÊS ESTRATÉGIA CONCURSOS – PROMOÇÃO <<

 

FICAMOS POR AQUI

E aí curtiu as dicas? Espero que sim, conto sempre com a sua visita em nosso Blog, sempre sempre estaremos com novas dicas e novidades. Um forte abraço e até a próxima.

 

Emprego dos Pronomes | Concurseiro Alerta
4.6 (92.5%) 8 votos

Mini-Curso GRATUITO de Memorização com o Recordista de Memória, Veja as Técnicas utilizadas Pelos Top 1 nos Principais Concursos... 👇😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*