As 4 Principais Técnicas de Redação para Concurso

tecnicas-de-redacao-para-concurso

Para garantirmos a aprovação não basta dominarmos as matérias básicas e específicas exigidas no edital do concurso que optamos por fazer, precisamos além de tudo mostrarmos que somos aptos do bom e velho português. Por este motivo trago a você as 4 principais técnicas de redação para concurso. Me acompanhando até o final desse artigo posso te garantir que vou mudar sua visão de como fazer uma boa redação que garanta uma ótima nota e além de tudo de forma fácil.

As bancas e as instituições buscam profissionais de perfil discernido que saibam se expressar e escrever adequadamente, nesse sentido a redação ganha espaço importante nas provas de concursos públicos, e para que o candidato se saia bem é preciso dominar a escrita, dominar a adequação vocabular, ortografia, morfologia, sintaxe de concordância de regência e de colocação.

Discernimento, objetividade e coesão são elementos essenciais.

VEJA AS 4 PRINCIPAIS TÉCNICAS DE REDAÇÃO PARA CONCURSO

Abaixo irei citar as 4 principais técnicas de redação para concurso, lembrando que são as técnicas que eu considero como principais, pois existem várias outras também importantes que você ou outras pessoa possam achar que são mais úteis que essas.

1ª –  Uso do Título  

Caso não for pedido Título para sua redação, você não precisa colocar, isso não vai te prejudicar muito menos te desclassificar. Então, a linha em que o Título for exposto é contada como efetivamente escrita. Agora se for mencionado em comando da prova que a redação deve conter título, não esqueça, isso, sim, vai contar pontos a menos para você, e dependendo da banca pode te desclassificar.

2ª – Estruturar a Redação

Nessa segunda dica, faça uma sequência lógica, um começo e um desfecho que se harmonizam, isso mesmo, nunca comece falando em um assunto e finalize falando de outro, isso é muito importante. Pois um dos pontos que mais é levado em consideração em uma redação é manter o foco no tema abordado, pessoas que não obedecem esse quesito tem grandes chances de tirarem uma péssima nota.

3ª – Quantidade ideal de Linhas

Cuide bastante para obedecer esse quesito, faça uma redação que fique em média de no mínimo 25 linhas a 30 linhas, nunca menos que 25, exceto se o comando da redação pedir.

Na questão máxima de linhas em sua redação não tem uma regra exata para isso, mas busque não embromar muito sua redação ou o popular “encher de linguiça”, seja claro e objetivo em seu ponto de vista, vai por mim, isso vai contar muito ao seu favor.

4ª – Relação Tema X Redação

Geralmente quando solicitado que se faça uma redação em concurso o princípio do embasamento para as ideias inicias da redação é dada através de um pequeno texto no qual o candidato vai ler e interpretar de sua forma, esse é um momento crucial, em que o candidato não pode viajar, deve ser objetivo na leitura e entender o que a banca está tentando lhe mostrar, não invente, simplesmente leia com calma, e o principal, tente entender o que o texto está dizendo.

TEMA DE REDAÇÃO PARA CONCURSOS 

temas-de-redacao-para-concursos Muitas pessoas pesquisam e querem saber mais sobre quais os prováveis temas de redação que o seu concurso poderá abordar.

De forma geral é difícil você saber sobre qual tema sua redação será, no entanto, se você estiver preparado e dominando diversos assuntos, isso não será um problema. O tema da redação pode vir do cenário político ou econômico, também, sobre sustentabilidade, meio ambiente, fome, conflitos religioso dentre outros temas que podem estarem atrelados a atualidade, podendo, no entanto, em casos esporádicos serem temais mais abrangentes, que não envolvem somente a atualidade, por isso da importância da leitura, ler muito sobre diversos assuntos vai te ajudar a embasar uma estrutura bacana.

O jeito é treinar muito, fazer redações em casa de diferentes temas, se você tiver sorte na hora da prova poderá acontecer de se deparar com um tema já estrategicamente elaborado. No entanto, não se preocupe em acertar o tema da redação, pois o mais importante, ainda, é dominarmos a escrita e sabermos estruturar os parágrafos, isso, sim, é extremamente importante.

Para não te deixar na mão vou citar alguns dos principais temas de redação para concurso da atualidade que poderão cair em qualquer concurso:

  • Endemias;
  • Crise econômica;
  • Conflitos Religiosos;
  • Olimpíadas Rio 2016;
  • Maioridade penal;
  • Fome e o desperdício;
  • Meio Ambiente e sustentabilidade;
  • Vícios, drogas e afins

COMO FAZER UMA ESTRUTURA BÁSICA PARA UMA REDAÇÃO DE CONCURSO PÚBLICO DE CARÁTER DISSERTATIVO ARGUMENTATIVO

1 º Introdução

De quatro a cinco linhas, não mais que isso, envolvendo o assunto, o tema e a tese.

2º Desenvolvimento 1

Em torno de 10 linhas, dissertar o assunto, mais o tema.

3º Desenvolvimento 2

Também, em média de 10 linhas, nesse caso você irá argumentar a tese.

4º Conclusão

Essa de quatro a cinco linhas, envolvendo tema mais a tese mais sugestões de medidas e de ações efetivas

PS: Em todos os parágrafos deverão constar no mínimo dois períodos.

DICA BÔNUS – USO DE EXPRESSÕES INTRODUTÓRIAS QUE PODEM ENGRANDECER SUA REDAÇÃO

aula-de-redacao-para-concurso Veja abaixo exemplos de expressões introdutórias:

  • Pode-se afirmar que, em razão de…
  • Muito se discute a importância de….
  • É indiscutível que…
  • É inegável que…
  • Comenta-se, com frequência, a respeito de…

Para hoje é isso, espero que tenha curtido esse artigo e gostado das 4 técnicas de redação para concurso. Nos acompanhe nas redes sociais, curta nossa Fanpage caso não tenha curtido ainda.

conheça também:

PRINCIPAIS CONCURSOS PREVISTOS PARA 2017, ACESSANDO AQUI.

CONCURSOS PREVISTOS, ABERTOS E TODAS AS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO, AQUI, E DE GRAÇA.

CONCURSOS CARREIRAS POLICIAIS 2017, ACESSANDO AQUI.

E aproveite e se inscreva na nossa Lista Vip de concurseiros, além de receber um mini curso de memorização do recordista de memória Renato Alves você recebe dicas, editais abertos, provas corrigidas e muito mais tudo de antemão, está esperando o que? Inscreva-se A-G-O-R-A!

Até a próxima!

Marciele Bruder

 

As 4 Principais Técnicas de Redação para Concurso
4.8 (96.67%) 6 votos

Mini-Curso GRATUITO de Memorização com o Recordista de Memória, Veja as Técnicas utilizadas Pelos Top 1 nos Principais Concursos... 👇😉

5 Comentários

  1. With havin so muсh contеnt and articles do you eѵеr run into
    any prοblems οf plagorism or copʏright infringement?

    My blog hаѕ a lot of completely unique content I’ve еither authored mʏsеlf or outsourced
    but іt seems a lot of it is popping іt ᥙp all over the internet without my permission. Dߋ you know any methods tο helρ protect against ⅽontent from Ƅeing stolen? I’d certainly appreciate it.

  2. Olympic shoes are just too heavy and clunky to carry out movements requiring any real mobility at all.

  3. These footwear have extra cushioning on the inside and extra stability for the rear a part of the foot, with
    a purpose to forestall your toes from rolling in.
    If you don’t pronate your ft once you run, then you definitely’ll want sneakers with cushioning in the arch reasonably
    than on the perimeters.

  4. Thanks for your marvelous posting! I definitely enjoyed reading it, you will be a great author.I will be
    sure to bookmark your blog and may come back later on. I want to encourage that you continue your great job, have a nice morning!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*