Melhores Dicas de Matemática para Concurso Público 🎯

Matemática é a Língua dos números. Estudar matemática para concursos públicos demanda tempo e dedicação. O grande aliando para fazer a diferença nesta Matéria é fazer muitos exercícios de matemática, quando você exercita sua mente e se propõe ao aprendizado seus resultados aparecerão, com toda a certeza.  

Para você que faz tempo que não lida com esta matéria e quando trabalha é um dependente nato da calculadora – O auxilio de um curso de aulas de matemáticas para concursos pode te ajudar bastante a ter os primeiros contatos com a matéria, existem na internet muitos cursos básicos de matemática prontos para te dar uma base legal.

Leia também:

.

Cada novo conteúdo aprendido você acaba conhecendo regras que encurtam os caminhos para a tão sonhada aprovação. No final do artigo vou lhe dar uma dica de matemática para concurso muito bacana que acredito que muitos concurseiros não saibam.

DICAS DE MATEMÁTICA PARA CONCURSO PÚBLICO 

dicas de matematica para concurso

.

ATENÇÃO AO EDITAL:

Como mencionado em outros artigos o primeiro passo é ler o edital e ver o que ele esta pedindo, e quando não tem edital previsto ou em vigor você deve se basear no edital anterior ao cargo que você almeja.

ADMINISTRE O TEMPO PARA CADA QUESTÃO  

Tão importante quanto estudar a teoria e as principais regras de matemática é fazer constantemente exercícios de matemática, administrar o tempo para cada questão é importantíssimo, pois você já deve saber que o tempo da prova é limitado e as questões serão feitas sem auxilio de qualquer meio digital. Não preciso te dizer que a tabuada deve estar na ponta de sua língua.

NÃO SEI QUAL ÁREA VOU SEGUIR O QUE DEVO ESTUDAR?

Se acaso você não saiba em qual área vai seguir e, assim, faz muitos concursos públicos esperando algum dia chegar a aprovação e ficar de boa, saiba que como no português a matemática não muda praticamente nada, o que influência é o grau de dificuldade das questões conforme o nível exigido para o cargo.

QUAIS OPERAÇÕES CAEM COM MAIS FREQUÊNCIA

PROVAS DE NÍVEL FUNDAMENTAL

Caso seu cargo for de nível fundamental certamente vai cair na sua prova cálculos com problemas relacionados com as operações abaixo descritas

  • Adição;
  • Subtração;
  • Divisão;
  • Multiplicação;
  • Operações de porcentagens, simples.

 

PROVAS DE NÍVEL MÉDIO

Se seu cargo for de nível médio ou superior além das operações básicas acima mencionadas, que na verdade são o mínimo que devemos saber, agora, no entanto, nestes níveis um pouco mais elevados devemos nos aprofundar, dedicação total a:

  • Regra de Três, simples e composta, Proporcional e Inversamente Proporcional;
  • Taxas de Juros – Simples e Compostas e suas variações;
  • Porcentagem;
  • Descontos;
  • Potencialização;
  • Raciocínio Lógico;
  • Problemas com frações;

.

A matemática para concursos públicos engloba muito mais do que acima descrevi, no entanto minha intenção é lhe passar o básico da matemática para concursos públicos, isto é, o que tem grandes chances de cair com mais intensidade, claro, após edital você vai dedicar-se nos demais tópicos, o que citei é o geral e o básico que você deve dominar, isso tudo para estar a frente de seu concorrente.

DICA NINJA – USO DA VÍRGULA PARA OBTENÇÃO DA TAXA UNITÁRIA

dica ninja sobre concursos Agora mais uma das super dicas de matemática para concurso, dessa vez sobre o uso da vírgula, assim como no português é crucial, ela pode fazer você assinar a opção incorreta, porém com a dica de hoje espero que nunca mais fique em dúvidas nas assertivas.

Exemplo: Imagine uma situação hipotética e de certa forma fácil, tudo isso para que você tenha maior facilidade no entendimento – 10% que também pode ser escrito em 10/100 como posso transformar em uma taxa Unitária? Simples, imagine uma vírgula após o zero e ande duas casas à esquerda, isso lhe trará a seguinte taxa unitária – 0,1.

Agora tentamos um número mais difícil – 230%, mesmo modo, imagine uma vírgula após o zero e ande duas casas à esquerda, então temos a taxa unitária de 2,3.  Fácil, não?

Mais uma tentativa de explicação, agora com o número quebrado 22,3% – nesse caso tem uma vírgula a qual visualizamos, nos outros exemplos ela era imaginária, mas é o mesmo esquema, ande duas casas à esquerda, a diferença nestes casos é que você vai acrescentar um zero a frente da vírgula, assim – 0,223 é a taxa unitária de 22,3%.

Em muitos dos exercícios o uso da Taxa Unitária vai lhe dar tempo e chegar mais rápido ao resultado, enquanto seu concorrente esta dividindo, você com uma simples regrinha resolveu o problema.

AGORA É COM VOCÊ!

O caminho das pedras foi dado, agora é só trilha-lo. Espero que tenha aprendido muito com nossas dicas de matemática para concurso, se ficou alguma dúvida sinta-se à vontade para comentar.

PS: Essa dica acima citada foi somente uma de tantas que poderemos estar ensinando, então, para não perder as últimas novidades deixe seu e-mail abaixo que você sempre estará sendo informado tudo que rola no meio dos concursos.

Melhores Dicas de Matemática para Concurso Público 🎯
4.7 (93.33%) 3 votos

Mini-Curso GRATUITO de Memorização com o Recordista de Memória, Veja as Técnicas utilizadas Pelos Top 1 nos Principais Concursos... 👇😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*