Guia de Como Melhorar a Concentração nos Estudos.

Você está aqui neste artigo para aprender como melhorar a concentração nos estudos, certo? Então, ótimo!! Pois hoje reservei dicas especiais para elevar seu nível de concentração ao máximo.

como-melhorar-a-concentracao-nos-estudos

Como já sabemos estudar para Concursos Públicos demanda tempo, paciência e muita concentração. Muito fácil falar, não é mesmo? Porém para quem está na ponta estudando não é bem assim conciliar tempo, com paciência e concentração. Nossas vidas são uma mistura de correrias. O trabalho e a família tomam muito do nosso tempo. Diante disso, vamos apresentar dicas de como melhorar a concentração nos estudos e aprender a fixar as matérias com mais facilidade e menos tempo, isso tudo conciliado com a correria do dia a dia e a agitação que seu cérebro sofre constantemente.

AJUSTANDO SEU MINDSET

Você deve estar se perguntando, “o que é mindset?” Não é nada mais nada menos que sua forma de pensar. Tudo em nossa vida acontece em circunstâncias de nossos desejos, pensamentos e ações, concorda comigo?

como-melhorar-a-concentracao-na-leitura

Lembre-se tudo é possível, se assim você querer, não existe nada neste mundo que não seja possível, às vezes é mais difícil, porém concurseiro que é concurseiro entende que a palavra difícil somente é usada para dizer a seguinte frase – DIFÍCIL VAI SER EU NÃO SER APROVADO! PORQUE QUEM LUTA UM DIA VENCE.

Pense sempre de forma positiva, eleve seu astral e dedique-se ao máximo, assim os frutos do sucesso serão somente questão de tempo.

COMO MELHORAR A CONCENTRAÇÃO NOS ESTUDOS?

Para melhorar a memória e a concentração irei lhe passar um checklist com alguns cuidados que você deve ter no momento que estiver estudando, com ele você conseguirá ser mais produtivo em seus estudos e memorizar mais facilmente os conteúdos. Veja 10 dicas de como melhorar a concentração nos estudos:

 

#1 – SOMENTE VOCÊ E SEU MATERIAL DE ESTUDOS:

Você já parou para analisar os períodos que você estuda, se consegue ficar em seu canto sem ser incomodado? Torço que sim, e que você não seja perturbado constantemente enquanto estuda. Não adianta você começar a estudar e a cada momento alguém vir lhe chamar. Por isso é muito importante o apoio da família, alguém tem que ser seu parceiro –  ajudar com as tarefas, hoje é você que está estudado, amanhã pode ser outro membro da família.

#2 – DÊ UM PAUSE NA VIDA ONLINE/SOCIAL:

Não tem como fugir a era digital está muito presente em nossos dias, trazendo coisas boas e ruins. Muitos concurseiros acabam perdendo o foco nos estudos quando estão com o celular por perto ou navegando pela internet, por isso te digo esqueça um pouco o mundo lá fora – DESLIGUE SEU CELULAR – SAIA DAS REDES SOCIAIS. Esse é um momento só seu que deverá ser muito bem aproveitado.

#3 – ILUMINAÇÃO ADEQUADA:

Procure estudar em lugares com uma boa iluminação, pois lugares com baixa incidência de luz acabam te deixando com sono, fica a dica.. 😉

#4 – LIMPEZA:

Procure um local limpo e arejado para estudar, nada de bagunça, roupas pelos cantos, papel atirado, organização é fundamental. Deixe transparecer um ambiente confortável, com toda a certeza você se sentirá melhor e isso influenciará na sua concentração e fixação de conteúdos.

#5 – AMBIENTE CALMO:

Tente se distanciar dos barulhos externos –  Sei também que você pode morar em um lugar que a palavra calmaria não se encaixa, cidades grandes a movimentação é constante. Então, se você não consegue se deslocar para outro lugar nos momentos de estudos, compre um fone ou abafador de ouvidos, tudo é valido. Tem pessoas que estão acostumadas com esse tipo de barulho, não interferido mais na concentração, mas sei que isso não é para todas as pessoas, por isso você deve se ajustar a seu modo.

#6 – RESPIRAÇÃO:

Respire fundo antes de começar a estudar, coloque uma musica relaxante e respire em torno de umas 20 vezes, respire, inspire. Aos poucos você vai estar mais calmo e pronto para começar, essa oxigenação além de lhe trazer calma, melhora na circulação do sangue em nosso cérebro, não é bacana!

 

#7 – USO DOS RESUMOS:

Para melhorar a concentração na leitura, leia por parágrafos, leia e entenda o que você acabou de ler, em seguida explique para você mesmo, é uma técnica infalível. Faça resumos a seu modo, com sua letra.

Abaixo tem um link do artigo ensinando como fazer resumos:

Veja AQUI: Como Fazer Resumos

#8 – DEFINA SUA ROTINAS:

Faça suas rotinas incluído um plano de estudos, horas para cada atividade. Cobre-se! É sua obrigação, você quer passar, então vai ter que seguir algumas regras, mas fique feliz que será por pouco tempo, somente até sua aprovação. Se fixar uma rotina, seu corpo vai se acostumar a estudar naqueles horários, então a assimilação começa a ser mais proveitosa naquele período, vai por mim!

Abaixo tem um link do artigo ensinando a fazer um bom plano de estudos:

Veja AQUI: Planilha de Estudos para Concursos 

#9 – CUIDE DA ALIMENTAÇÃO:

Para mantermos nosso cérebro ativo e com facilidade para assimilar conteúdos e fixá-los com mais rapidez não podemos deixar passar esta etapa importantíssima. Nossa Alimentação. Já diz um breve ditado – VOCÊ É O QUE VOCÊ COME. Alimentarmos saudavelmente, comendo alimentos ricos em proteínas, bebendo bastante líquido, nosso corpo responderá positivamente, o resultado será boa disposição e concentração nos estudos.

# 10 – EXERCÍCIOS.

Faça exercícios físicos para manter a disposição, concentração e uma maior facilidade na fixação dos conteúdos –  Outra dica importante é movimentar nosso corpo, movimentando liberamos substâncias que vão auxiliar em nosso aprendizado. Uma corrida de meia hora, já é o bastante. Faça isso e depois me conta nos comentários à diferença que deu nos seus estudos, com certezas serão positivas.

AGORA, VOCÊ QUER SABER TUDO SOBRE:

Carreiras Policiais, AQUI.

Carreiras Legislativas, AQUI.

Carreiras de Tribunais, AQUI.

Concursos 2017, últimas notícias, AQUI.

 

Dúvidas deixem um comentário abaixo. Abraços e até a próxima!

Guia de Como Melhorar a Concentração nos Estudos.
4 (80%) 3 votos

Mini-Curso GRATUITO de Memorização com o Recordista de Memória, Veja as Técnicas utilizadas Pelos Top 1 nos Principais Concursos... 👇😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*