Como Fazer uma Prova Discursiva? Confira as Dicas Infalíveis!

Cursos Online para ConcursosPodemos observar que as provas discursivas estão presentes nos concursos e exames em gerais, o que há tempos atrás não era reincidente agora virou frequencia, e esse é um detalhe que aparece tanto para nível médio como superior.  Fique ligado!

Devido a grande importância dada às provas discursivas nos últimos tempos, nós do concurseiro alerta resolvemos trazer algumas dicas para você se dar bem nesse tipo de avaliação, confira abaixo como fazer uma prova discursiva.

 

O QUE É UMA PROVA DISCURSIVA?

Uma prova discursiva se dá por meio de uma dissertação, que nada mais é que uma organização de palavras para formar textos e frases que tem por objetivo apresentar ideias, analisar dados, fatos e conceitos, desenvolvendo assim um raciocínio lógico.

Nestas provas que se dá o momento de discutir, argumentar e defender o que acreditamos e pensamos, para chegarmos a este raciocínio fazemos o uso da fundamentação, justificação, explicação, persuasão e também de provas. (Continue lendo o artigo para aprender como fazer uma prova discursiva).

 

O GRANDE MEDO DE SEUS CONCORRENTES

como-fazer-uma-prova-discursiva

A prova discursiva aterroriza muitos dos concurseiros, pois não é como assinalar a alternativa correta. Na prova discursiva o candidato deve expressar-se de modo que convença a pessoa que irá ler, que aquilo que ele se propôs a escrever tem sentido, organização e é uma boa explanação.

Observando alguns editais podemos concluir que, as provas discursivas tem um peso considerado, podendo fazer com que o candidato suba colocações, como também perca colocações.

Conforme o título que eu coloquei, a prova discursiva será o maior medo de seus concorrentes, mas não o seu, você seguindo as dicas que passaremos aqui terá como um ponto de vantagem as provas discursivas, por isso fique atento!

 

MANTENHA-SE ATUALIZADO

Um dos segredos para se dar super bem nas provas discursivas é estar atualizado. É extremamente necessário que o concurseiro saiba defender com bons argumentos e uma boa organização na hora de dissertar sobre algum tema qualquer.

Para ter este embasamento é necessário que você mantenha-se atualizado. Grande maioria as provas discursivas são sobre atualidades, por isso, é bom você sempre esteja lendo e estudando para que não trave no momento mais crucial. Vou deixar um lista de lugares que você pode estar buscando informações e mantendo-se atualizado. Veja:

  • Assista noticiários;
  • Esteja atendo as principais notícias do Brasil e do mundo;
  • Leia livros;

 

DICA MUITO IMPORTANTE

Salientando, também, que não adianta você saber como fazer uma prova discursiva se você ir mal na prova objetiva, você terá que manter um nível bom nas duas situações, objetiva e discursiva. Mas não se desespere hoje nossa intenção é lhe dar algumas dicas e direciona-los aos caminhos certos.

Mas fica a dica, você terá que ser consistente, manter uma boa média em ambas as provas, isso também serve para concursos com várias matérias, o que te adianta gabaritar uma matéria e ir muito mal na outra? Nada, você tem que ir bem nas duas, ou pelo menos acertar um bom número de questões em ambas.

>> Guia Passo a Passo para Fazer Provas Discursivas <<

 

COMO FAZER UMA PROVA DISCURSIVA – DICAS IMPORTANTES 

Confira abaixo algumas das dicas mais importantes para você escrever uma boa prova discursiva. Confira:

a) Verbos: os verbos devem estar em terceira pessoa, ou seja, referindo-se a: ele, ela, eles, elas.

b) Linguagem: é formal, logo, obedece às normas gramaticais. Jamais use as expressões como gírias ou coloquiais, exemplo – sem noção, camarada, foda.

c) Palavras: devem ser usadas no seu sentido denotativo, ou seja, no sentido de dicionário.

d) Expressões: jamais use as expressões redundantes – exemplo, muito pouco, eu acho.

e) Períodos: devem ser objetivos e claros. De preferência, mais breves, pois períodos muito longos geram confusão.

f) Estrutura: observe aqui a paragrafação, ou seja, a divisão por parágrafos e também se há introdução, desenvolvimento e uma boa conclusão.

 

ESTRUTURA DE UM BOM TEXTO DISSERTATIVO

 

 

 

 

 

 

 

 

Primeiramente, o texto deve ser coeso, bem como, alcançar os objetivos que o escritor se propôs a estabelecer. Há uma estrutura a ser seguida, assim o aluno conseguirá dar um começo e um fim em sua redação de forma crescente e com um sentido relevante.

Confira abaixo a base esquelética de um texto dissertativo:

  • Introdução,
  • Desenvolvimento;
  • Conclusão.

 

O QUE CADA ETAPA ABORDA?

Introdução: A introdução deve apresentar de maneira clara o assunto que será tratado e delimitar as questões, referentes ao assunto, que serão abordadas.

Desenvolvimento: É a parte do texto em que as ideias, pontos de vista, conceitos, informações de que dispõe serão desenvolvidas; desenroladas e avaliadas progressivamente.

Conclusão: É o momento final do texto, este deverá apresentar um resumo forte de tudo o que já foi dito. A conclusão deve expor uma avaliação final do assunto discutido.

 

COMO COLOCAR TUDO ISSO EM PRÁTICA?

Espero que agora você tenha aprendido um pouco mais de como fazer uma prova discursiva. Não quero que isso tudo que acabei de te ensinar fique na teoria, vai lá e aplique, estude e comece a fazer seus textos incríveis.

 Se você achar que necessita de um acompanhamento e um passo a passo muito especial tenho uma notícia boa para te dar. A estratégia concursos tem um curso 100% focado em realizações de provas dissertativas, com ele você vai aprender o passo a passo completo para se dar muito bem nestas provas.

Se caso não gostar do curso não se preocupe, você tem 30 DIAS PARA TESTAR o curso, caso não tenha te agradado por completo a estratégia concursos devolve todo o seu dinheiro, não é demais? hehe

>> Guia Passo a Passo para Fazer Provas Discursivas <<

Você pode se interessar por isso também:

 

Como Fazer uma Prova Discursiva? Confira as Dicas Infalíveis!
5 (100%) 1 voto

Mini-Curso GRATUITO de Memorização com o Recordista de Memória, Veja as Técnicas utilizadas Pelos Top 1 nos Principais Concursos... 👇😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*