Como Fazer Resumos? Aprenda até 3x Mais com Essas Técnicas!

Como-fazer-resumos

Na maioria das vezes o momento que precisamos saber como fazer resumos é quando estamos com o tempo mais escasso e necessitamos acelerar nossa aprendizagem.

Nos resumos priorizamos o mais importante e o que tem mais chances de cair na prova. Grifar partes importantes em uma apostila, quem não viu? Todos já vimos e com certeza já fizemos, mas muito cuidado!  Muitas pessoas fazem seu resumos erradamente, escrevem muito, grifam muito, resumindo perdem muito tempo. Se a palavra diz resumo você tem que focar no essencial do essencial.

Foi pensando em ajudar vocês, leitores do blog Concurseiro alerta que criamos um pequeno artigo, com dicas praticas e rápidas para você fazer seu resumo de forma didática e facilmente compreensível que vai lhe ajudar muito no momento de seu estudo.

Leia também:

QUANDO DEVO FAZER RESUMOS?

 Caso seu edital é pequeno você pode fazer resumo de tudo, mas sem exageros, ok?

Para concursos que o edital solicita várias matérias, a exemplo, área jurídica ou bancária será inviável fazer resumo de tudo, pois não vai dar tempo de estudar e entender todo o conteúdo, neste caso você tem que priorizar o que você não entende, isso mesmo. Não entendeu? Então faça resumos, rabisque, ou seja, encontre maneiras diferentes que façam com que você entenda o conteúdo abordado de forma mais fácil e principalmente do seu jeito.

COMO FAZER RESUMOS PARA CONCURSO NA PRÁTICA

Para você entender como fazer resumos é necessário você seguir uma série de tópicos que lhe irei descrever abaixo. Siga-as com atenção:

  • Meia folha A4: Reserve uma folha A4 cortado ao meio, porque se usar uma folha inteira a tendência é escrever demais e esse não é objetivo;
  • Sua caligrafia: Escreva com sua letra, assim seu cérebro vai lembrar melhor;
  • Coloridos e totalmente despadronizados: Assim você vai lembrar da cara do resumo, mais fácil para diferenciar, mas não pode ser uma coisa que vá fazer você perder tempo;
  • Nada de embelezar demais: Não se prenda ao detalhes, procure transcrever as informações que realmente interessam. Se mais tarde fora de horário de estudo você perceber que precisa caprichar um pouco mais em um dos resumos, pois não está se entendendo, daí sim pode refazer com uma cara mais bonita;
  • Uso do vermelho: Exceções sempre em vermelho. Isso mesmo, nosso cérebro associa indiretamente o vermelho ao alerta;
  • Fichas limpas ao máximo: Escreva pouco em cada meia folha que utilizar, isso facilita a memorização;
  • Utilize abreviaturas: Use e abuse das abreviações, pois com elas você vai conseguir otimizar o uso de suas fichas e melhorar ainda mais o entendimento;
  • Em toda hora e todo lugar: Carregue-os sempre nas consultas médias, no ônibus, no trabalho, assim quando der uma folguinha entre o meio de uma atividade e outra você pode estudar;

QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS TIPOS DE RESUMO?

Veja abaixo os principais tipos de resumo que você poderá estar utilizando em seus estudos a partir de hoje. Veja abaixo:

#1 – Diagrama

Esse primeiro modelo o diagrama você pode fazer uso de desenhos e sequências de elementos até o final do diagrama assim facilitando muito sua memorização.

 diagrama-como-fazer-resumos

#2 – Fluxograma:

Esse á basicamente como o de cima uma sucessão de passos. Nele você basicamente se orienta por perguntas, coloca seu tema inicial no canto central esquerdo e começa os questionamentos até a parte final do mesmo:

fluxograma-resumos

#3 – Mapa Mental:

Esse talvez um dos mais utilizados, você insere a ideia central e depois vai ramificando os demais tópicos subsequentes.

mindnode-programa-mapa-mental

Esses foram os 3 principais mapas mentais que você poderá estar utilizando para alavancar seus estudos. Lembrando que você não precisa fazer uso de todos esses mapas mentais mas sim do qual você conseguir se adequar melhor.

.

CONCLUSÃO 

Espero que agora você tenha aprendido como fazer resumos para concursos, essas técnicas citadas acima lhe auxiliarão muito no aprendizado e com toda certeza na sua aprovação. Fique ligado em nosso canal do YouTube inscreva-se e receba os melhores vídeos de dicas…

Aproveite e veja também as técnicas utilizadas por Kalebe Dionísio para conseguir passar em 8 Concursos com apenas 22 anos de idade.

> Dicas de estudo do Jovem de 22 Anos que foi Aprovado em 8 Concursos <

Como Fazer Resumos? Aprenda até 3x Mais com Essas Técnicas!
4.5 (90%) 2 votos

Mini-Curso GRATUITO de Memorização com o Recordista de Memória, Veja as Técnicas utilizadas Pelos Top 1 nos Principais Concursos... 👇😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*